Evento reúne ouvidorias na UFRJ

WhatsApp Image 2019 05 14 at 11.51.52

A UFRJ recebeu, nos dias 11 e 12/4, a sexta edição do Fórum de Ouvidorias Públicas do Rio de Janeiro para debater o papel das ouvidorias na manutenção da democracia e da cidadania nos serviços públicos.

A abertura do evento reuniu representantes da universidade e de diversas ouvidorias do estado do Rio de Janeiro: Cristina Ayoub Riche, ouvidora-geral da UFRJ; Marcelo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Valmir Gomes, ouvidor-geral da União; José Luís Campos, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1); Denise Freitas, ouvidora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Carlos Constenla, presidente do Instituto Latinoamericano del Ombudsman (ILO).

Corrêa e Castro abriu o evento ressaltando que a universidade sempre estará aberta para iniciativas que promovam a democracia e a pluralidade de vozes, pois é o espaço do debate e do contraditório. O decano destacou que encontros como esse, que viabilizam a troca do conhecimento entre as entidades, devem ser estimulados em prol da maior transparência na administração pública.

Constenla, presidente de uma das maiores instituições latino-americanas sobre o tema e convidado especial do fórum, falou sobre a multiculturalidade da América Latina e sobre como aproximar os países para tornar as instituições cada vez mais democráticas. Segundo ele, as ferramentas como o ombudsman e a ouvidoria são garantias aos direitos fundamentais dos cidadãos mesmo diante de momentos políticos distintos.

Riche se emocionou durante seu discurso ao lembrar as chuvas do dia 8/4, que causaram mortes e transtornos na cidade do Rio de Janeiro. A ouvidora-geral da UFRJ parabenizou o esforço de todos que trabalharam para realizar o evento mesmo com as dificuldades de locomoção e com os estragos provocados pelo temporal. Afirmou ainda que UFRJ vem construindo sua ouvidoria e atuando em busca de uma gestão mais transparente e atuante para solucionar os problemas da comunidade.

O evento também contou com palestras sobre a Lei de Acesso a Informação, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e políticas de combate ao assédio nas instituições, além de um treinamento em ouvidoria e uma apresentação do Grupo de Chorinho da Escola de Música da UFRJ.

Presidente del ILO inauguró las sesiones del VI Forum de Ouvidores de Río de Janeiro

Continuar leyendo

Debate sobre la legalización y despenalización del aborto en Argentina

Debate sobre la legalización y despenalización del aborto en Argentina
Publicado en el Nº 2-2018 de la Revista Ombudsman y Derechos editada por el Pradpi - Universidad de Alcalá